O que são os Poupançudos da Caixa? Como conseguir um?

Os Poupançudos da Caixa fizeram sucesso entre crianças e adultos. Veja mais sobre os cofrinhos mais queridos do Brasil e saiba como conseguir um deles.

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os Poupançudos da Caixa fizeram sucesso há vários anos, tanto entre as crianças quanto entre os adultos. Na verdade, eles nada mais são que cofrinhos de borracha em formato de monstros divertidos. Eles eram oferecidos em campanhas promocionais a clientes que depositavam certa quantidade de dinheiro na poupança. Assim, o banco buscava estimular os investimentos na caderneta, além, é claro, de ensinar as crianças a pouparem.

Os Poupançudos da Caixa

Desde a criação, os “monstros da poupança” passaram por várias mudanças. Eles foram roqueiros importantes e também apareceram com as camisas dos times patrocinados pela Caixa Econômica. Eles são tão famosos que têm até nome:

  • Jijo (alaranjado), que é o mais atrapalhado da turma e nunca entende as piadas feitas pelos demais;
  • Badu (verde), que lembra o monstro criado por Frankesntein e tem aspirações a cientista;
  • Barrico (roxo), que tem vários olhos e é super agitado;
  • Neo (azul e amarelo), sempre repete tudo o que Badu fala e quer ser o líder da turma;
  • Ico (rosa), é muito romântico e, às vezes, um tanto quanto inocente;
  • Babu (verde e amarelo), é gordinho, simpático e fala muito rápido;
  • Zóio (azul), que é totalmente sem noção e vive rindo de tudo;
  • Balum (vermelho), é grandalhão, fala grosso, mas tem muita sensatez.

A linha mais recente dos monstros é chamada de Poupançudos Bons de Bola e inclui monstros com as camisas do Flamengo e Corinthians, além de times regionais como Atlético Paranaense, Coritiba, Sport de Recife, Vitória, Chapecoense, Figueirense, Asa, CRB, ABC e América do Rio Grande do Norte. Se o seu time não está na lista, também é possível optar pelos monstrinhos com camisas coloridas (próximas a de vários times do país).

Poupançudos da Caixa
Poupançudos da Caixa

A última campanha foi lançada em março de 2014, com a distribuição de 2,7 milhões de cofrinhos em agências de todo o Brasil. Por isso, é bem provável que os mascotes já sejam raros nas principais unidades da Caixa Econômica. Se você fez o depósito, mas não conseguiu seu Poupançudo, o ideal é esperar pela próxima promoção (que geralmente acontece no início do ano).

Veja o vídeo dos poupançudos da CAIXA

https://youtu.be/OcqSYlzdES8

Como conseguir um Poupançudo?

Na última campanha promocional, a exigência para receber um Poupançudo era fazer um depósito mínimo de R$ 200 ao abrir uma Poupança CAIXA. Porém, como comentamos antes, uma quantidade limitada de cofrinhos foi distribuída e as agências já não tem mais monstros para oferecer.

Caso seus filhos estejam muito interessados, é possível comprar os monstrengos pela internet em sites como o Mercado Livre, a OLX e o Enjoei. Os vendedores colocam o preço conforme a procura e também o modelo do cofre (alguns são mais requisitados). O ideal é fazer uma pesquisa para não pagar muito caro e conseguir o boneco desejado pela criança.

Como são os Poupançudos?

Os cofres não são nada grandes (como pode parecer nas propagandas). Eles têm aproximadamente 12 cm de altura e cavidade interna bem pequena. O material é borracha, o que é bom para crianças menores. No fundo há uma tampa para retirar as moedas. Depois é só colocar tudo na poupança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp