O que é Reajuste Monetário – BACEN: Remuneração da poupança

Juntar dinheiro ou investir em um negócio? Ter um cofre ou poupança? Vale mesmo a pena comprar títulos? Quando o assunto é fazer seu dinheiro render e virar mais dinheiro para você, as opções são muitas e as dúvidas maiores ainda. No texto de hoje nosso objetivo é te explicar como funciona a poupança de maneira simples e clara, para que não reste dúvidas sobre o assunto.

Não é a primeira vez que falamos sobre investimentos aqui no blog, se você tiver mais alguma dúvida ou quiser conhecer mais sobre as outras opções que citamos acima, não deixe de dar uma olhada nas nossas outras publicações. Dito isso, vamos ao assunto de hoje, como funciona a remuneração da caderneta de poupança?

A Caderneta de Poupança

Antes de qualquer coisa vale conceituar o que é a Caderneta de Poupança, ofertada por todas as grandes instituições financeiras do país, iremos falar sobre o meio de investimento mais seguro e tradicional no Brasil. Investir na poupança é algo simples e fácil, tanto na hora de empregar seu dinheiro quanto na hora de sacar o valor desejado, provavelmente por isso é o regime com mais adeptos.

A Poupança é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e rende de acordo com a TR (Taxa referencial) acrescidas de juros mensais no caso de PF e juros trimestrais para PJ. Por ser um investimento muito seguro e que você tem o direito de empregar e retirar valores a qualquer instante, a poupança é a forma de investimento com uma das menores taxas de rendimento do mercado, mesmo assim muita gente não sabe direito como funciona sua remuneração.

Reajuste Monetário

Conforme foi dito anteriormente, o responsável por regulamentar a poupança é o Banco Central e, de acordo com legislação que vigora atualmente, a caderneta deve ser remunerada em duas parcelas. A primeira parcela segue a remuneração dada pela Taxa Referencial (TR) e a segunda e mais importante é a chamada remuneração adicional que funciona da seguinte maneira:

  • 0,5% ao mês, no período em que a taxa Selic ao ano for superior a 8,5%;
  • 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, no período em que taxa Selic for igual ou inferior a 8,5%.

Fonte: Site do Banco Central do Brasil

Reajuste Monetario - BACEN

Reajuste Monetario – BACEN

Essa remuneração deve ocorrer sempre quando é fechado o ciclo de rendimento, ou seja, na data de “mêsversário” do investimento. Em outras palavras, investimentos feitos no dia 24 de Junho serão remunerados nos dias 22 de Julho, 22 de Agosto, e assim por diante, sempre considerando o menor saldo disponível no mês.

Vale destacar que existem dois ciclos de rendimentos para esse sistema, veja:

  • Para Pessoa Física e Entidades sem fins lucrativos, o rendimento ocorre em períodos de 30 dias, ou seja, são mensais;
  • Para os demais, o ciclo é trimestral.

Algumas Dicas:

Se você optar por investir na poupança vale ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo a escolha da data de aniversário da conta. O mais recomendado é que os depósitos sejam realizados sempre no mesmo dia, de forma a facilitar seu controle, uma vez que recursos retirados antes da data de aniversário não irão render nada.

Outra dica é verificar se o seu banco da a opção de aplicação automática, algumas instituições financeiras permitem que o cliente programe essas retiradas, de forma a padronizá-las. Assim, todo mês, na data escolhida por você, o banco realiza o débito diretamente na conta corrente e deposita esse recurso na sua caderneta de poupança.

Aqui chegamos a outro detalhe importante, a escolha da data. Existe alguns detalhes que devem ser considerados nesse momento, primeiramente, depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31 são cadastrados com o aniversário no 1º dia do mês seguinte. Quando a data de remuneração cai em um sábado, domingo ou feriado, a remuneração só acontecerá no próximo dia útil.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que nós fazemos o máximo possível para responder o questionamento de você. No mais, bons lucros!

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *