Entenda o que é o erro 57 do cartão e aprenda a resolver!

O erro 57 é um dos mais recorrentes nas máquinas de cartões de crédito. Veja o que significa e como resolver esse que é um dos erros mais recorrentes!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O erro 57 pode aparecer ao tentar passar o cartão de crédito ou débito em uma maquininha, gerando transtorno e constrangimento. 

Este é um dos erros mais comuns e pode acontecer por uma série de motivos, que nem sempre estão relacionados à falta de limite ou saldo bancário. 

Na maior parte das vezes, o erro 57 é de fácil resolução, mas há situações específicas em que o cliente pode de fato estar impossibilitado de utilizar seu cartão em determinado estabelecimento. 

É importante conhecer em que situações esse erro pode acontecer e quais as possíveis soluções para ele. Por isso, continue a leitura para conseguir entender melhor sobre o assunto!

O que significa o erro 57 do cartão?

O erro 57 do cartão pode significar:

  • bandeira do cartão incompatível com a máquina;
  • cartão de crédito bloqueado por ser novo;
  • cartão de crédito bloqueado por excesso de tentativas de digitar a senha.

Geralmente, quando o erro aparece na maquininha de cartão, ele vem acompanhado de uma mensagem que já indica um certo caminho para solucionar o problema, como, por exemplo:

“Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”.

Ou em outros casos a mensagem pode ser:

“Transação não autorizada. Por favor, verifique os dados digitados. Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de atendimento do cartão”.

Por mais que a própria maquininha indique um caminho para uma possível solução (tentar com outro cartão, entrar em contato com a administradora), não é explicado o porquê deste erro acontecer. 

Isso pode causar uma série de constrangimentos e situações indesejadas, que nos deixam nervosos e inquietos.

Saber o que significa o erro 57 é importante para que possamos agir com mais assertividade nos casos em que ele acontece. 

O que muitos não sabem é que existe mais de um motivo para que esse erro seja acusado na maquininha ao realizar uma transação com o cartão. Veja mais detalhes sobre cada um deles a seguir! 

Bandeira do cartão incompatível com a máquina

A primeira das possíveis causas do erro 57 pode não ter nada relacionado ao limite ou saldo, mas sim à bandeira do cartão.

Algumas maquininhas são habilitadas para aceitar uma enorme variedade de bandeiras, até mesmo algumas que são regionais. 

Já outras, possuem um catálogo muito restrito de bandeiras habilitadas, o que pode fazer com que muitos clientes sejam impossibilitados de utilizar seus cartões. 

Para saber quais maquininhas aceitam várias bandeiras, você pode conferir esse ranking, a fim de reconhecer mais facilmente as possibilidades de pagamento.

Em todo caso, é comum que nos estabelecimentos que aceitam cartão de crédito ou débito, exista algum tipo de adesivo ou cartaz com a informação de quais bandeiras são aceitas pela máquina. 

Prestar atenção a isso é importante para que você possa escolher um cartão com a bandeira compatível ou buscar um outro meio de pagamento. 

No entanto, se o erro 57 por incompatibilidade com as bandeiras aceitas ocorrer, a solução imediata é utilizar outro cartão com uma das bandeiras para as quais a máquina está habilitada. 

Se não houver essa possibilidade, o pagamento pode ser feito em dinheiro e algumas vezes até mesmo via Pix, ou, ainda, pode-se realizar a compra em outro estabelecimento que aceite mais cartões. 

Embora seja uma escolha do estabelecimento a máquina de cartão que utiliza, no caso do cartão de um cliente não ser aceito pelo terminal, esse problema não pode ser resolvido de imediato. 

Habilitar as maquininhas para aceitar bandeiras diferentes depende das possibilidades oferecidas pelas administradoras dos terminais. 

Por isso, de nada adianta fomentar conflitos com os donos de negócios ou seus colaboradores. O que pode ser feito é deixar uma sugestão para ampliar o número de bandeiras. 

Cartão de crédito bloqueado

O erro 57 acontece, muitas vezes, quando o cartão está bloqueado e isso pode acontecer por diversos motivos. 

Cartão novo

Quando o cartão é novo, por exemplo, ele vem bloqueado por motivos de segurança, então o cliente precisa desbloquear o produto. 

A forma que o desbloqueio pode ser feito vai depender do cartão, mas muitas opções atuais realizam essa ação por meio do aplicativo de celular do banco ou administradora. 

Em outros casos, será preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, cujo número pode estar impresso no próprio cartão. 

Pode ser possível, ainda, realizar o desbloqueio em um caixa eletrônico da rede Banco 24Horas ou em uma agência do banco que administra o cartão. 

Excesso de tentativas de digitar a senha

O cartão pode ter sido bloqueado também por excesso de tentativas ao digitar a senha, ou seja por ter errado a senha três vezes ou mais.

Nesses casos, geralmente, é preciso entrar em contato com a empresa que administra o cartão por telefone, WhatsApp ou pelo próprio aplicativo, a fim de confirmar que foi mesmo o titular do cartão que cometeu o erro e não se trata de fraude. 

Então, a empresa irá direcionar o cliente a criar uma nova senha ou informar um prazo para realizar o desbloqueio. 

Compra bloqueada

Em outros casos, o banco pode bloquear o cartão momentaneamente, por causa de uma operação que destoa do padrão de compras do cliente. 

Por exemplo, ao tentar realizar uma compra de valor muito alto, o cartão pode apresentar o erro 57 ou até mesmo o erro 05, pois a administradora toma essa medida para evitar fraudes. 

Uma boa parte dos cartões de hoje, que possuem aplicativo para celular, quando acontecem esses casos enviam imediatamente uma mensagem para o cliente. 

Então, pelo próprio aplicativo, o cliente pode reconhecer e autorizar a compra, então é só passar o cartão novamente para finalizar a transação. 

Em cartões mais antigos ou que não haja o aplicativo pode ser necessário entrar em contato pelos canais de atendimento da administradora. 

Vale lembrar que, em casos de viagens internacionais, é importante informar a administradora antes do evento, a fim de que não ocorra esse tipo de bloqueio às compras realizadas fora do país. 

Basta entrar em contato com a empresa e acionar o modo viagem do cartão. Alguns cartões já permitem que isso seja feito pelo aplicativo. 

O que significa 57 não autorizado?

Como vimos, o erro 57 pode acontecer em diversas situações e, por isso, é o erro mais comum ao utilizar cartões.

Quando ele acontece, diversas mensagens podem aparecer na maquininha ou na tela do computador ou dispositivo móvel, para o caso de compras online.

Além dos motivos que descrevemos anteriormente, quando a mensagem é algo como “57 não autorizado”, pode significar falta de limite no cartão de crédito ou de saldo no débito. 

No caso da falta de limite, alguns cartões, como o Nubank permitem regular o limite manualmente pelo aplicativo.

Quem possui um cartão com essa funcionalidade e costuma deixar o limite com valores abaixo do seu máximo, deve estar atento a isso, já que, ao esquecer de fazer ajustes antes de uma compra não planejada, esse erro pode vir a acontecer. 

Pode ser também que, em compras digitadas ou online, isso signifique erros como o CVV do cartão informado não ter sido inserido de maneira correta, por um erro de digitação, por exemplo. 

Como resolver o erro 57?

Para cada situação que ocasiona o erro 57 do cartão, existe uma solução mais adequada para o problema.

Como vimos, em caso de cartão bloqueado, que pode ocorrer por inúmeros motivos, é preciso entrar em contato com a administradora ou resolver diretamente no aplicativo. 

Em casos em que a bandeira não é aceita, será necessário escolher outro cartão ou método de pagamento, ou ainda, realizar a compra em outro estabelecimento que aceite a bandeira. 

Pode ser também que não o cartão, mas apenas uma compra tenha sido bloqueada, porque foge do padrão de consumo do cliente e a administradora realiza esse bloqueio para se prevenir de fraudes. 

Nesses casos, será preciso entrar em contato com a empresa a fim de confirmar se é de fato o titular realizando a compra e liberar a transação. 

É muito importante ter em mãos os contatos da administradora do seu cartão e estar a par dos canais de atendimento disponíveis. 

Muitas das fintechs oferecem atendimentos personalizados por canais digitais, como aplicativo e WhatsApp, ou até mesmo nos seus perfis das redes sociais. 

No entanto, outras instituições financeiras e bancos podem disponibilizar atendimento prioritariamente por canais como telefone ou e-mail. 

É importante ter sempre em mãos os telefones importantes, como do SAC, ouvidoria e Central de Atendimento ao Cliente da administradora do cartão.  

Por fim, especialmente em compras online, alguma informação do cartão, como o CVV, pode ter sido digitada de forma errada e a solução para isso é fornecer os dados corretos. 

De todo modo, o erro 57 não é culpa do estabelecimento e principalmente não é causado pelo atendente. 

Assim, não é construtivo se alterar com os colaboradores do estabelecimento e cobrar a eles uma solução, já que, de fato, não há o que eles possam fazer. 

Perguntas frequentes

  1. O que significa código 57 no cartão?

    O código 57 significa que a transação realizada com o cartão não foi autorizada pela administradora e isso pode ter causas diversas, como bloqueio do cartão, o estabelecimento não aceitar a bandeira, uma compra de valor muito alto, informações digitadas erradas, entre outras. 

  2. O que significa 57 não autorizado?

    O código 57 não autorizado significa que a administradora do cartão não liberou a transação por algum motivo, dentre os quais estão falta de limite ou saldo, senha bloqueada ou valor muito elevado da compra. 

  3. Como resolver o erro 57?

    Em caso de cartão bloqueado, é preciso entrar em contato com o banco. Se a bandeira não for aceita, será necessário escolher outro cartão ou método de pagamento, ou ainda, realizar a compra em outro estabelecimento que aceite a bandeira. 

  1. shirleide caldeira

    to tentado passa o cartão ponto frio da bandeira Mastercard apareceu a função 57o que pode ser

  2. Yara Silva

    No meu apareceu código 57. Mas quando ligo no número cartão eles falam q é uma pendência financeira. Pode acontecer isso?

  3. Liane Haraguchi

    Fui passar o cartão da SICREDI e apareceu um codigo R 19. O que quer dizer este codigo R 19?
    O cliente ficou sem graça. Não soube explicar.

  4. Ola gostaria de saber se eu só posso fazer portabilidade entre conta salarios ou eu posso fazer entre conta salario e conta corrente normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp