Como Abrir Conta Digital da Caixa para Receber o Auxílio Emergencial?

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, há, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas que necessitam receber o Auxílio Emergencial, mas que não possuem conta bancária. E, no atual cenário em que estamos, não é cabível proporcionar o saque diretamente nas agências da Caixa, para tais indivíduos que não são bancarizados. Logo, a instituição precisou criar uma alternativa para o pagamento destes indivíduos, que seja simples e ainda assim, promova o isolamento social. Portanto, o governo decidiu realizar o pagamento do Auxílio Emergencial para os que não possuem vínculo bancário, por meio de contas digitais. Estas são abertas facilmente pelo site ou aplicativo da Caixa, no momento de solicitação do benefício.

Ou seja, os cadastrados que não informarem uma conta bancária já existente para o recebimento do Auxílio, terão uma conta digital aberta automaticamente. Nas próprias plataformas disponibilizadas pela Caixa, é possível optar pela abertura desta conta, do tipo poupança social. Basta selecionar, na parte de “Recebimento do benefício”, a opção “Abrir uma conta e receber”. Esta conta que será disponibilizada é digital, do tipo poupança, e possui algumas particularidades, para que os indivíduos possam receber e movimentar o seu auxílio. Abaixo, entenda mais sobre a abertura desta conta e saiba como ela funciona.

Como abrir uma conta digital para receber o auxílio?

Todos os indivíduos que não informarem uma conta para o recebimento do Auxílio Emergencial, terão abertas, automaticamente, contas digitais, para que seja feito o pagamento do benefício. Ou seja, caso um indivíduo não tenha vinculado uma conta já existente ao seu Cadastro Único, ele terá esta conta digital aberta para que este processo de pagamento seja efetivado. Mas, os que precisam realizar a solicitação do Auxílio Emergencial pelo aplicativo ou site, disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, podem pedir para que seja aberta esta nova conta em seu nome. Esta conta é voltada para os indivíduos que não possuem conta bancária.

Logo, como pode-se perceber, o processo de abertura desta conta digital é muito simples. Primeiro, realize o download do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, na Play Store ou App Store, ou entre no site disponibilizado pela instituição. Em ambas as plataformas, o processo é igual. Inicialmente, será necessário selecionar “Realize a sua adesão”, e, então, “Tenho os requisitos, quero continuar”, caso se enquadre em todos os requisitos demonstrados na próxima etapa.

Preencha, então, o seu nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Seguindo, será preciso adicionar o número do seu celular e operadora, para que seja enviado um código de verificação por mensagem SMS. Insira o código recebido e, então, selecione “Continuar”. Na próxima etapa será preciso inserir a sua renda mensal, atividade profissional, cidade e Estado onde mora. Em seguida, informe quantas pessoas moram em sua residência o CPF de cada uma, assim como se você é chefe de família e mãe.

Conta Digital Caixa

A Conta Digital pode ser sua abertura solicitada pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.

Finalmente, será preciso informar como você deseja receber o auxílio, caso seja aprovado para o recebimento. E, neste passo, você poderá realizar a abertura da sua conta digital, caso não tenha uma conta bancária já existente, no seu CPF. Selecione “Abrir uma conta e receber”. Esta conta possui um código específico, para o recebimento do Auxílio Emergencial.

Como funciona a conta digital?

Esta é uma conta digital do tipo poupança social, criada especialmente para o pagamento do Auxílio Emergencial. Esta conta não pode ter a cobrança de tarifas de manutenção, e ainda deve disponibilizar pelo menos três transferências gratuitas por mês, por TED ou DOC, transferências ilimitadas entre contas da Caixa e a possibilidade de consultar saldo, extrato e pagar boletos, contas de energia, água, telefone, dentre outras.

Porém, esta conta digital não disponibiliza, ainda, a emissão de um cartão físico. Por enquanto, o saque do Auxílio Emergencial, pelas contas digitais, ainda não está liberado. Por isto, toda a movimentação do dinheiro deve ser feita pelo aplicativo Caixa TEM. Logo, caso o indivíduo tenha que realizar qualquer tipo de compra ou pagamento, deverá fazê-lo usando o aplicativo.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *