Como Descobrir se Minha Conta Corrente Está Ativa e Recebe Depósito?

Devido à crise ocasionada pelo coronavírus, e as medidas adotadas para impedir a disseminação deste vírus, muitos trabalhadores foram afetados financeiramente. Alguns perderam parte ou mesmo toda a sua renda, comprometendo o seu sustento e de sua família também. O governo brasileiro, visando prestar auxílio a tal parcela da sociedade, aprovou o pagamento do Auxílio Emergencial, também chamado de “coronavoucher”.

Este benefício, que será pago inicialmente em três parcelas de R$ 1.200,00, é voltado para os que são trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEIs. Ainda, é preciso se enquadrar em uma das classes determinadas pelo governo. São elas: Micro Empreendedor Individual, inscrito Cadastro Único (CadÚnico), contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social e indivíduo com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou de até 3 salários mínimos por família.

As pessoas que não são inscritas no CadÚnico ou recebem o Bolsa Família devem se cadastrar no site ou aplicativo disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. E, em uma das etapas desta solicitação, é preciso informar uma conta já existente para o recebimento do auxílio ou autorizar a criação de uma nova conta digital, caso você não tenha conta bancária. Mas, muitos não sabem se sua antiga conta corrente está ativa e recebe auxílio, para que possa informá-la no cadastro.

Porém, não é preciso se preocupar, pois pode-se descobrir se sua conta está ativa entrando em contato com o banco ou utilizando o Registrato, um sistema que irá lhe mostrar as contas abertas que tem. Abaixo, saiba como descobrir suas contas ativas pelos dois métodos citados.

Como descobrir uma conta ativa?

Como mencionado, é possível descobrir se você possui uma conta ativa em determinado banco entrando em contato com este, ou, então, utilizando o Registrato, uma ferramenta desenvolvida pelo Banco Central do Brasil. É importante descobrir se estas contas existem e recebem depósitos, para que possa usá-las no momento correto. Por exemplo, atualmente muitos indivíduos estão buscando uma conta para que possam receber o Auxílio Emergencial cedido pelo governo, ao invés de terem que abrir uma nova conta digital. Confira como funcionam os dois métodos.

Registrato

O Registrato (Extrato de Registro de Informações no Banco Central) é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil, onde constam todas as informações relativas aos relacionamentos dos indivíduos com as instituições financeiras. Ou seja, usando esta ferramenta, é possível consultar suas operações de crédito, empréstimos, dívidas, contas abertas em bancos, dentre outros tipos de vínculos.

Usando o Registrato, os usuários têm acesso a dois tipos de relatórios, que são o Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro e o Sistema de Informações de Crédito. O relatório SRC informa o indivíduo sobre suas operações de crédito, como financiamentos, empréstimos, dentre outras. Neste calendário, irão constar todas as operações que tenham valor igual ou acima de R$ 200,00, assim como a instituição que cedeu tal crédito.

Registrato Bacen

Pode-se usar o Registrato para verificar quais são as suas contas ativas.

Porém, os indivíduos que querem identificar suas contas ativas esquecidas não devem se interessar neste relatório, mas sim no CCS, que irá lhe informar com quais instituições você tem um relacionamento, o que inclui as contas que estão abertas. Desta forma, é possível identificar facilmente se você tem uma conta corrente ativa e em qual banco ela está. Para usar o Registrato, acesse o site do Banco Central.

Entrando em contato com o banco

Caso você já tenha ideia de qual instituição a sua conta foi aberta, é possível entrar em contato diretamente com ela. Na Caixa, por exemplo, caso o cliente queira saber se sua conta está ativa, ele pode usar o cartão e a senha em um terminal de autoatendimento, assim como realizar uma consulta pelo Internet Banking Caixa. Porém, se ele não tiver mais o cartão ou não se lembrar da senha, há a alternativa de ir até uma agência da Caixa, com a carteira de identidade e o CPF, para realizar a consulta à conta.

Alguns outros bancos, como o Itaú, autorizam que esta consulta seja feita pela internet. Por meio do Atendimento Itaú, informe o seu CPF, e um atendente irá lhe retornar, indicando se há ou não uma conta corrente nesta titularidade.

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