Consulta do IPTU: Veja Quanto Pagar nas principais cidades

Chamado de IPTU, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, teoricamente, é responsável por garantir recursos à prefeitura de sua cidade. Esses valores são responsáveis por financiar uma melhor estrutura urbana, como saneamento básico, iluminação pública e todos os outros recursos necessários para o bom funcionamento de um município.

Infelizmente sabemos que muitas vezes não é bem assim que acontece. De qualquer forma, janeiro se aproxima e logo você deverá iniciar o pagamento do imposto referente a 2018. A pergunta que fica é, você sabe quanto vai custar esse ano? Sabe como consultar e emitir a guia de pagamento?

No post de hoje você terá acesso a um rápido passo a passo sobre como consultar o valor do IPTU em algumas das principais cidades do país. Se você ainda não sabe o valor do imposto em 5 dos maiores municípios do país e que geram muitas perguntas. Continue lendo este artigo.

Se o seu município não aparecer na nossa lista abaixo saiba que basta acessar o site da sua prefeitura e buscar por IPTU. No geral todos os portais apresentam um canal para emissão da 2ª via da guia de pagamento, por onde também é possível consultar os valores e condições atuais do imóvel.

Rio de Janeiro

Ao iniciar o ano espera-se que seja divulgadas os cronogramas e valores de pagamento também na cidade do Rio de Janeiro. Aqui, quem optar pelo pagamento em parcela única pode contar com um desconto de 7% no valor do imposto, outra opção é parcelar em até 10 vezes, segundo o site IPTU 2018.

O site da prefeitura também disponibiliza uma série de serviços relacionados ao assunto, basta clicar aqui e você terá acesso a emissão da segunda via do imposto, assim como consulta de pagamento, entre outros serviços. Acompanhar o site e as mídias locais é uma ótima forma de garantir acesso a informação assim que os dados a respeito do imposto forem divulgados.

São Paulo

Da mesma maneira como ocorre nas outras cidades, se você é morador de São Paulo também deverá inicial o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana em janeiro. Para consultar dados referentes as condições do seu imóvel basta acessar o site da prefeitura e escolher o menu que melhor irá te atender.

A segunda via da guia de pagamento assim como os valores poderão ser consultados através do portal da prefeitura assim que a mesma divulgar o calendário de pagamento para o ano de 2018, basta clicar aqui e você será redirecionado à pagina de emissão de 2ª via do IPTU de São Paulo.

iptu

Saiba como consultar o valor do IPTU na sua cidade

Belo Horizonte

Se você é morador de Belo Horizonte e busca saber o valor do imposto para o ano de 2018, basta entrar no portal de consulta disponibilizado pela PBH. Para acessar os detalhes do seu IPTU e emitir as guias de pagamento basta clicar aqui, você será direcionado ao site da prefeitura onde precisará apenas preencher os dados solicitados.

Existem duas opções de acesso, você poderá informar o índice cadastral do seu imóvel ou o seu CPF/CNPJ e o CEP do local onde deseja consultar os valores. No site da PBH você encontrará mais informações a respeito do imposto, inclusive como contestar os valores calculados pela prefeitura.

Distrito Federal (DF)

No Distrito Federal, o órgão responsável por recolher o imposto é a Secretaria de Estado de Fazenda e com a virada do ano já se aproxima o início das cobranças. Se você reside ou possui algum imóvel no DF e ainda não sabe o valor do seu imposto é possível consultar no site da secretaria.

Basta clicar aqui, você será direcionado ao portal de consulta dos valores. Para isso é necessário informar o número de inscrição, tipo do tributo e o ano de referência. Para mais informações, como o calendário de pagamento de 2018 que ainda não foi divulgado, acompanhe o site da secretaria.

Curitiba

No site da Prefeitura de Curitiba é possível encontrar uma página destinada exclusivamente aos assuntos referentes ao IPTU praticado no município. O órgão também disponibiliza uma tabela para consulta da alíquota aplicada em seu imposto, os dados estão divididos de acordo com a faixa de valor do imóvel e sua natureza (Imóveis Residenciais, Não-residenciais e Territoriais).

Esta tabela pode ser encontrada clicando aqui. Assim como no caso anterior, também existe a possibilidade de emitir a 2ª via da guia de pagamento e/ou consultar o valor do imposto informando o número de inscrição do imóvel ou a indicação fiscal. Basta acessar o portal da prefeitura e informar os dados, assim que as guias de pagamento para 2018 estiverem disponíveis.

Para saber quando os valores serão divulgados acompanhe o site do órgão e as mídias locais, manter suas obrigações em dia é de suma importância para evitar problemas futuros.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer me te ajudar.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *