Como descobrir o Número da Declaração do IR anterior?

O imposto de renda é uma taxa que os cidadãos brasileiros cujos recebíveis do ano anterior se encaixa valor acima do mínimo devem pagar ao governo. Todo ano abre-se um período para a declaração do IR pela receita federal. Assim, os indivíduos, ao declararem e pagarem o IR recebem um número de identificação referente a este ano.

O número não  é necessário para declarar o imposto no ano seguinte. Porém, caso queira acompanhar o processo online, pedir restituição de valores ou algo semelhante, terá que apresentar o número, que é um protocolo. Caso não tenha anotado este número em algum lugar, não precisa se desesperar. Pelo site da Receita Federal é possível obtê-lo, e também em agências da RF em todo o território nacional e pela memória do seu próprio dispositivo, seja ele computador, smartphone ou tablet.

Como recuperar o número?

Por meio do site da Receita Federal é possível obter o número de forma fácil e rápida. Para isso, entre no site, e clique na opção “Declaração de IRPF”. Para utilizar esta opção é preciso que o indivíduo já tenha um cadastro ou tenha utilizado o serviço em algum outro momento. Ou seja, somente quem já  possui o cadastro virtual ou mesmo a senha de acesso pode acessar o portal e-CAC e obter a informação. O e-CAC, Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte, é um meio de comunicação entre o indivíduo e a Receita Federal. Para acessar o site é preciso ter um e-CPF ou um e-CNPJ.

Estes documentos são certificados digitais que funcionam como uma versão eletrônica dos seus CPF e CNPJ. Com o e-CPF será possível obter cópias das declarações de IR, simplificar diversos processos e até mesmo obter serviços de cartório pela Internet. Para obter um certificado digital é necessários encontrar uma Autoridade Certificadora, que é como se fosse um cartório virtual.

Será marcado um dia para você ir até a Autoridade de Registro indicada pela Autoridade Certificadora. Lá você irá fornecer seus documentos, cadastrar a biometria. Todos estes dados serão enviados para a sua Autoridade Certificadora para que assim seja criado o seu certificado digital. É fácil,  rápido, e irá economizar seu tempo na realização de diversas atividades futuras.

ecpf e-cpf cartao token

Utilize o seu certificado digital para acessar o portal e-CAC .

Onde está o número da declaração?

Também, o número está presente no comprovante da declaração do Imposto de Renda. Por isso, caso o tenha impresso, pode conferir por lá mesmo, sem que tenha mais trabalhos adicionais. O número estará no recibo da declaração.

Caso tenha a enviado por um computador, o documento estará no disco rígido. Acesse  “C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF20XX\transmitidas”, na pasta do ano da declaração que deseja. Então será necessário apenas imprimir o recibo. Ou então, com os dados encontrados, entre no sistema da Receita Federal.

Antes só era possível transmitir a declaração por meio de computadores. Porém, agora também é possível utilizar smartphones e tablets, pois existe um aplicativo próprio para este fim. Assim, para usarmos estes métodos de procura, a pessoa deve ter baixado o Aplicativo IRPF e ter feito sua declaração por ali e a ter enviado. Além disso, o download do arquivo de recibo também deve ter sido feito.

No caso de dispositivos Android, você terá acesso ao arquivo do recibo na pasta downloads. Isso porque tudo que é baixado ficará salvo ali até segunda ordem.

Já em aplicativos IOS, que são os smartphones, a declaração e o recibo estarão salvos na pasta do próprio programa, aberta no aparelho. Está pasta pode ser acessada pelo programa Arquivos. O site da Receita Federal menciona o ITunes. Porém, este programa serve apenas para reprodução de áudios, vídeos e músicas.

Se não for possível utilizar nenhuma destas maneiras para se obter o número de identificação, o mais indicado é que o interessado compareça ao Atendimento físico em uma das agências da Receita Federal e pessoa pessoalmente este recibo. Isso porque os funcionários poderão acessar o sistema livremente e lhe fornecer a informação.

Uma dica para que não  precise passar por este processo é: guarde seus documentos. Quando declarar o Imposto de Renda, independentemente pelo meio, imprima o recibo, anote o número de Identificação e os guarde, por um período de 5 anos, em um local limpo, organizado e sem muita umidade. Assim, o documento será conservado por anos e você evitará este tipo de situação.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *