O que Acontece com o Dinheiro na Conta Salário Depois de Sair da Empresa?

Saiba o que fazer com o dinheiro estante em sua conta salário, quando sair da empresa. Ademais, saiba mais acerca desta modalidade de conta, como funciona e mais sobre a portabilidade.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quando um profissional ingressa em uma empresa, comumente ele abre uma conta salário no banco indicado pelo empregador para receber seu salário mensalmente. Esta conta oferece benefícios ao indivíduo e empresa, pois não possui um custo de manutenção para quem utiliza. Como ela é aberta por uma indicação do empregador, e não do indivíduo, ela possui isenção de tarifas. Porém, também é uma conta bem limitada.

Essa conta é criada para facilitar o trâmite financeiro do empregador para o seu funcionário, enquanto o contrato de trabalho estiver em vigor. Porém, quando o profissional sai da empresa, o que acontece com o dinheiro na conta salário? Caso tenha o seu salário ainda na conta, saiba que é de sua responsabilidade saca-lo antes que a conta seja cancelada. O trabalhador pode solicitar o cancelamento da conta à empresa ou se dirigir à agência pessoalmente.

O que fazer com o dinheiro deixado na conta salário?

Como o dinheiro que entra na conta salário é uma remuneração ao funcionário pelo seu tempo trabalhado, ele é de direito do empregado. Então, caso o funcionário saia da empresa, é necessário que esta quantia seja entregue ao indivíduo antes mesmo do fechamento da conta.

Este fechamento pode ser solicitado pela empresa ou mesmo pessoalmente pelo funcionário, indo à agência. É importante que o cliente se certifique de que retire a quantia restante da conta, e depois peça o fechamento. O banco, caso a empresa solicite, não pode encerrar a conta caso haja qualquer quantia nela, de direito do empregado. Isso acontece com qualquer tipo de conta, ou seja, é necessário que a conta não esteja nem positiva nem negativa para o encerramento.

Como funciona a conta salário?

A conta salário é uma conta aberta por solicitação da empresa, para que ela possa depositar mensalmente o salário do funcionário. Quando o indivíduo é admitido em uma empresa, ele recebe uma carta para que leve ao banco, e assim ele deve se dirigir a uma agência com os documentos comuns, que são carteira de trabalho, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.

Assim, todos os meses, o funcionário passa a receber o salário nesta conta. O indivíduo tem a escolha de deixar seu salário nesta conta, e saca-lo, quanto de realizar a portabilidade. Assim, ela é aberta no nome do empregado, mas pelo pedido do empregador.

Entenda mais sobre a conta salário.
Saiba como funciona a conta salário e a portabilidade.

A conta salário é gratuita ao funcionário, e não cobra nenhum tipo de tarifa ou taxas para sua manutenção. Porém, também é uma conta limitada, em que o seu titular só pode receber o dinheiro e realizar o saque. Porém, tem a oportunidade de solicitar empréstimo consignado, vinculado à conta salário.

A conta salário permite que o funcionário realize cinco saques, duas consultas de saldo e duas consultas de extratos por mês. O banco também deve oferecer ao funcionário um cartão, gratuitamente, para que ele realize os saques.

Quando há a vinculação de serviços consignados a uma conta salário, como o empréstimo, o titular deve ter cuidado ao encerrar sua conta. Os serviços consignados são os que são descontados diretamente do salário do funcionário, assim que ele cai na conta. Assim, caso você tenha contratado algum serviço consignado, é necessário que entre em contato com o banco para que negocie outras formas de pagamento. Caso isso não seja feito, os serviços serão cobrados normalmente, mas como não terá mais saldo para serem descontados, o banco irá lhe considerar inadimplente.

A portabilidade de salário é gratuita ao funcionário, e pode ser recebida tanto em contas correntes, quanto também em contas de pagamento. Caso você deseje a portabilidade de salário, basta comunicar o seu desejo à instituição de seu interesse, e o processo deve ser concluído em até cinco dias.

A partir de julho de 2018, foi permitida a portabilidade para contas de pagamento, em fintechs, como Nubank. Estes bancos estão tomando o mercado cada vez mais, e por isso é de grande interesse que agora os salários sejam recebidos nestas contas também, pois elas possuem menores custos de manutenção.

  1. Ivana

    Olá boa tarde… eu tenho uma conta corrente no Santander, fiz a portabilidade para o Bradesco há mais de 1 ano… portanto recebo pelo Bradesco. Para receber a minha rescisão de contrato, receberei no Bradesco mesmo?! Como recebia o meu salário?

  2. Jessica

    Eu tenho conta salário do Bradesco,mas fiz portabilidade para nubank . Em caso de demissão eu recebo a recisão no nubank , ou no banco de origem que é o Bradesco ?

  3. Ademir

    Fui demitido da empresa em 2019
    E não fechei a conta salário, agora em 2021 comecei a trabalhar e quando fui receber o meu salário tive uma surpresa,eu estava devendo 600 reais ao banco por taxa de manutenção da conta salário do meu antigo emprego…
    Alguém sabe informar si está certo ou errado eu ter que paga por uma coisa que a empresa deveria ter fechado ou ter informado que eu deveria fechar essa conta, e esse valor de 600 reais de manutenção dessa conta? Muito estranho,pra terminar de ajuda,o meu salário só sai si eu paga o valor que está me cobrando 600 reais.

  4. Claudinei

    Boa tarde,minha esposa não transferiu o dinheiro do acerto da empresa que ela trabalhava da conta salario, fomos puxar o saldo e a conta salario fechou, como consigo resgatar o dinheiro?

  5. Michele

    Meu esposo, no tempo dos estágios de escolas. Abriu uma conta salário no Bradesco há 7 anos. Tentou fechar essa conta, na agência daqui, perto onde moramos, mas disse que não podia fechar a mesma aqui, mas sim, onde foi aberta que fica lá na Várzea, bem longe de nossa residência. E agora, após 7 anos, chegou uma mensagem no celular do meu cunhado, cobrando ao meu esposo, que até o dia 20/07 deverá ir na agência se não sofrerá medidas judiciais. E aí é bronca?

  6. Raiany

    Boa noite eu sair da empresa tem 5 anos , tinha uma conta salario da caixa , e hoje após 5 anos eles me mandaram um cartão da conta salario? Sendo que eu sair da empresa 5 anos será que tem alguma quantia ou ela está negativa?

  7. Welunton

    Boa tarde, eu tenho uma conta salario, meu acerto será no dia 11, e tenho uma quantia lá, essa conta vai ser encerrada com esse valor lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp