O que Acontece com o Dinheiro na Conta Salário Depois de Sair da Empresa?

Quando um profissional ingressa em uma empresa, comumente ele abre uma conta salário no banco indicado pelo empregador para receber seu salário mensalmente. Esta conta oferece benefícios ao indivíduo e empresa, pois não possui um custo de manutenção para quem utiliza. Como ela é aberta por uma indicação do empregador, e não do indivíduo, ela possui isenção de tarifas. Porém, também é uma conta bem limitada.

Essa conta é criada para facilitar o trâmite financeiro do empregador para o seu funcionário, enquanto o contrato de trabalho estiver em vigor. Porém, quando o profissional sai da empresa, o que acontece com o dinheiro na conta salário? Caso tenha o seu salário ainda na conta, saiba que é de sua responsabilidade saca-lo antes que a conta seja cancelada. O trabalhador pode solicitar o cancelamento da conta à empresa ou se dirigir à agência pessoalmente.

O que fazer com o dinheiro deixado na conta salário?

Como o dinheiro que entra na conta salário é uma remuneração ao funcionário pelo seu tempo trabalhado, ele é de direito do empregado. Então, caso o funcionário saia da empresa, é necessário que esta quantia seja entregue ao indivíduo antes mesmo do fechamento da conta.

Este fechamento pode ser solicitado pela empresa ou mesmo pessoalmente pelo funcionário, indo à agência. É importante que o cliente se certifique de que retire a quantia restante da conta, e depois peça o fechamento. O banco, caso a empresa solicite, não pode encerrar a conta caso haja qualquer quantia nela, de direito do empregado. Isso acontece com qualquer tipo de conta, ou seja, é necessário que a conta não esteja nem positiva nem negativa para o encerramento.

Como funciona a conta salário?

A conta salário é uma conta aberta por solicitação da empresa, para que ela possa depositar mensalmente o salário do funcionário. Quando o indivíduo é admitido em uma empresa, ele recebe uma carta para que leve ao banco, e assim ele deve se dirigir a uma agência com os documentos comuns, que são carteira de trabalho, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.

Assim, todos os meses, o funcionário passa a receber o salário nesta conta. O indivíduo tem a escolha de deixar seu salário nesta conta, e saca-lo, quanto de realizar a portabilidade. Assim, ela é aberta no nome do empregado, mas pelo pedido do empregador.

Entenda mais sobre a conta salário.

Saiba como funciona a conta salário e a portabilidade.

A conta salário é gratuita ao funcionário, e não cobra nenhum tipo de tarifa ou taxas para sua manutenção. Porém, também é uma conta limitada, em que o seu titular só pode receber o dinheiro e realizar o saque. Porém, tem a oportunidade de solicitar empréstimo consignado, vinculado à conta salário.

A conta salário permite que o funcionário realize cinco saques, duas consultas de saldo e duas consultas de extratos por mês. O banco também deve oferecer ao funcionário um cartão, gratuitamente, para que ele realize os saques.

Quando há a vinculação de serviços consignados a uma conta salário, como o empréstimo, o titular deve ter cuidado ao encerrar sua conta. Os serviços consignados são os que são descontados diretamente do salário do funcionário, assim que ele cai na conta. Assim, caso você tenha contratado algum serviço consignado, é necessário que entre em contato com o banco para que negocie outras formas de pagamento. Caso isso não seja feito, os serviços serão cobrados normalmente, mas como não terá mais saldo para serem descontados, o banco irá lhe considerar inadimplente.

A portabilidade de salário é gratuita ao funcionário, e pode ser recebida tanto em contas correntes, quanto também em contas de pagamento. Caso você deseje a portabilidade de salário, basta comunicar o seu desejo à instituição de seu interesse, e o processo deve ser concluído em até cinco dias.

A partir de julho de 2018, foi permitida a portabilidade para contas de pagamento, em fintechs, como Nubank. Estes bancos estão tomando o mercado cada vez mais, e por isso é de grande interesse que agora os salários sejam recebidos nestas contas também, pois elas possuem menores custos de manutenção.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *