Como Excluir os Dados do Cadastro Positivo/Serasa Consumidor?

O Cadastro Positivo, que foi criado como um projeto de lei em 2003, é um currículo financeiro administrado pela CNDL e pelo SPC Brasil. Este banco de dados reúne as informações referentes a empréstimos, financiamentos e crediários, dentre outras operações de crédito, e sobre como estes compromissos têm sido pagos. O Cadastro Positivo torna-se um histórico, no qual consta o histórico do CPF totais financiados, quantidade e valores das parcelas, comportamento em relação ao pagamento deste compromissos e a pontualidade do pagamento do consumidor.

Este histórico, principalmente o relacionado à contas de serviços contínuos, como água e luz, é avaliado pelo mercado para que possa-se realizar uma análise de risco para obtenção de novos créditos, dentre compras e outras transações que proporcionem quaisquer riscos. O score do cadastrado pode variar de 0 a 1.000 pontos, e a inclusão ao Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem linhas de crédito, contas de consumo em seu nome ou mesmo compras com muitas prestações. Porém, apesar da inserção no Cadastro Positivo ser automática, ela pode ser cancelada a qualquer momento.

Para excluir os dados do Cadastro Positivo, também chamado de Serasa Consumidor, pode-se realizar um procedimento simples pelo site do Cadastro Positivo da Boa Vista, uma instituição de proteção ao crédito. Poucos minutos após a exclusão da inscrição, os dados serão retirados dos sites restantes. Abaixo, saiba mais sobre.

Excluindo os dados do Cadastro Positivo

A partir de nove de julho de 2019, a inserção no Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem financiamentos, empréstimos, contas de consumo em seu nome, como de água e luz, além de compras a longo prazo. Desta forma, pode-se reunir diversas informações em um histórico, contendo a pontualidade do consumidor e o seu comportamento financeiro. Assim, o mercado pode avaliar estas informações e determinar o risco que será adquirido ao ceder novas operações de crédito para tal cliente.

Basicamente, o Cadastro Positivo é o oposto dos órgãos de restrição de crédito, que conferem uma reputação negativa ao indivíduo, caso ele seja um mau pagador. O Cadastro Positivo serve para que o consumidor possa construir uma reputação positiva, com o seu score variando de 1 até 1.000. Porém, ninguém é obrigado a participar do Cadastro Positivo, podendo excluir o seu cadastro a qualquer momento.

Abaixo, confira como é possível remover o seu CPF do banco de dados, realizando-o pelo site da Boa Vista, uma das empresas que administra o sistema. A exclusão será feita primeiro neste site, mas em até dois dias os dados serão retirados do cadastro de todas as empresas em até dois dias úteis.

Cadastro positivo

Para excluir o seu Cadastro Positivo, basta entrar em um dos sites das empresas administradoras.

Acesse o site da Boa Vista e se cadastre: Primeiro, acesse o site do o Cadastro Positivo da Boa Vista. Clique em “Entrar”, caso já tenha um login, ou em “Cadastre-se”, caso ainda não tenha o seu cadastro. Após ter entrado no sistema, clique em “Positivo”, na parte direita da tela.

Clique no Cadastro Positivo e em Cancelar: Após clicar em “Positivo”, role a página até chegar na seção “Cadastro Positivo” e, então, clique em “Cancelar”, após a pergunta “Deseja cancelar o Cadastro Positivo?”. Então, confirme o cancelamento de seu cadastro, clicando em “Sim”.

Em cerca de dois dias úteis, todas as suas informações terão saído dos demais sites que têm acesso ao sistema do Cadastro Positivo, como Serasa e SPC Brasil. Quando quiser, poderá reativar o Cadastro Positivo, para voltar se beneficiar do score. É importante lembrar que um bom score no Cadastro Positivo pode lhe beneficiar, proporcionando a contratação mais fácil e rápida de linhas de créditos e a compra de produtos com maior valor agregado.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *