Posso Guardar Dinheiro na Conta Salário?

Todos entendemos que as contas salário não são iguais ou não possuem as mesmas funcionalidades que as contas-correntes. Porém, é difícil conseguir discernir quais são as diferenças entre elas, e o que é ou não permitido fazer com uma conta aberta unicamente para receber a remuneração mensal. Por exemplo, na conta salário somente são permitidos realizar cinco saques mensais, consultas de extrato e de saldo. Assim, percebe-se que a gama de serviços disponíveis é pequena. Por este motivos, muitas pessoas optam por realizar a portabilidade de salário para uma conta-corrente tradicional, a fim de terem acesso a mais serviços.

Entretanto, apesar de ser muito limitada, a conta salário pode ser benéfica para os indivíduos que desejam se bancarizar, obtendo uma conta gratuita com alguns serviços disponíveis. Ademais, é possível que os indivíduos juntem dinheiro, a partir do seu salário. Porém, não é permitido que seja depositado quantias de outras fontes senão do empregador.

Como juntar dinheiro com a conta salário?

Para os indivíduos não-bancarizados e de baixa renda, as contas salário podem ser uma boa oportunidade para começar a lidar com as instituições financeiras e juntar dinheiro em um local seguro. Apesar de não ser possível depositar dinheiro na conta salário de forma independente, pode-se optar por juntar o salário todos os meses, de forma a acumular alguma quantia no banco.

Como falamos acima, é permitido que sejam feitos cinco saques a cada salário. Logo, o titular da conta tem a opção de sacar durante o mês apenas o que precisa, e deixar o resto do dinheiro no banco.

Saiba como guardar dinheiro com a conta salário

Com a conta salário, não é possível depositar dinheiro nela. Porém, é pode-se guardar parte do salário que foi depositado pelo seu empregador.

Quando sair da empresa pela qual abriu a conta salário, é preciso que este serviço seja encerrado. Este processo de encerramento pode ser realizado tanto pelo empregador quanto pelo funcionário, diretamente na agência. No caso da pessoa que estava guardando algum valor nesta conta, é preciso que ela saque todo o dinheiro, pois a conta não será encerrada enquanto houver alguma quantia disponível nela.

Como guardar dinheiro em contas sem taxas?

Para as pessoas que não possuem contas-correntes, e a única opção de guardar dinheiro era a conta-salário, é preciso procurar uma outra alternativa. A forma mais comum de se guardar dinheiro, sem a incidência de muitas taxas bancárias, é a caderneta de poupança. A poupança pode ser aberta em diversos bancos, e é uma opção sem tarifas ou impostos. Ainda, o dinheiro pode render na conta, caso ele complete o período de 30 dias sem movimentação.

Entretanto, a conta poupança também possui serviços limitados. Por exemplo, na conta da Caixa é possível fazer dois saques, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e em correspondente, até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade e emitir até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias.

Além da conta poupança, pode-se optar por abrir um conta com serviços essenciais. Nesta conta pode-se fazer até quatro saques, por mês, até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, retirar até dois extratos e consultas pela internet. Ademais, recebe-se um cartão com função débito e até 10 folhas de cheques por mês.

Uma outra alternativa é abrir uma conta online, nos bancos digitais. Usualmente os bancos digitais não possuem tarifas, e por isso podem ser muito benéficos. Alguns, como a Nuconta, até mesmo apresentam rendimentos. A Nuconta rende mais com a poupança, sendo 100% de liquidez diária do CDI. Além disso, as transferências são gratuitas, assim como a anuidade.

A vantagem destas opções que citamos é que, diferentemente da conta salário, é possível que o próprio titular deposite ou transfira dinheiro para ela. Com isso, é muito mais fácil guardar dinheiro, depositando na conta os valores que preferir e tiver disponível.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *