Meu Auxílio Continua “Em Análise”, Como Resolver?

Muito está sendo falado atualmente acerca do Auxílio Emergencial, um benefício concedido pelo governo aos indivíduos que são microempreendedores individuais (MEI), contribuintes individuais ou facultativos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou trabalhadores informais, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Porém, não só os trabalhadores informais que estão no CadÚnico, até 20 de março, podem receber este auxílio. Os indivíduos que exercem atividades na informalidade também podem se candidatar ao recebimento, caso preencham todos os demais requisitos, pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial. Neste aplicativo, é necessário informar os seus dados, além de realizar uma autodeclaração de que preenche todas as exigências e que está ciente destas.

A maioria dos indivíduos que se cadastraram neste aplicativo no dia 7/04/2020. De acordo com a Caixa, a instituição precisaria de até cinco dias úteis para analisar os dados e, então, classificar o beneficiário como “Aceito” ou “Reprovado”. Durante este período de cinco dias, a situação fica classificada como “Em Análise”. Porém, muitas pessoas estão alegando que, mesmo passados estes dias úteis determinados pela Caixa, eles ainda permanecem com o Auxílio Emergencial no status “Em Análise”. Assim, surge-se a dúvida: o que deve ser feito?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o período de cinco dias úteis solicitado pela instituição é apenas uma estimativa. Ou seja, pode demorar mais, ou menos. Ainda, a Caixa pediu que os indivíduos que estão “Em Análise” continuem consultando o seu status no aplicativo, para acompanhar a situação. Entretanto, é muito importante ter paciência neste momento, uma vez que milhões de pessoas solicitaram o Auxílio Emergencial. Abaixo, saiba mais sobre o assunto, e por qual meio é possível tirar as suas dúvidas.

Quanto tempo demora para que o auxílio seja aprovado?

Muitas pessoas estão se questionando quando o seu Auxílio Emergencial será pago, ou mesmo aprovado. Ainda existem diversos solicitantes que estão “Em Análise”. Ou seja, que solicitaram o auxílio, mas que ainda não foram aprovados ou recusados. Assim que o indivíduo solicita o benefício, pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, a sua situação entra neste status.

E, a ansiedade para ser aprovado aumenta ainda mais, uma vez que milhões de pessoas já estão recebendo o seu Auxílio. Até as 21h de sexta-feira, dia 17 de abril, R$ 11,36 bilhões já haviam sido pagos para cerca de 16,6 milhões de beneficiários. De acordo com a Caixa Econômica Federal, demoraria cerca de cinco dias úteis para que o Auxílio Emergencial fosse negado ou aprovado, pela instituição. Porém, em muitos casos, isto não está ocorrendo.

Diferentemente do que foi previsto pela Caixa, talvez pelo grande volume de indivíduos que se cadastraram pelo site e pelo aplicativo, este prazo está sendo ultrapassado. Após diversas reclamações à Caixa, a instituição informou que este prazo de cinco dias úteis era apenas um previsão. A análise, na realidade, não é feita pelo banco federal, mas sim pela Dataprev, uma empresa contratada pelo Ministério da Cidadania.

Auxilio Emergencial Em Analise

O Auxílio Emergencial deve ser aprovado em até cinco dias úteis após a solicitação, mas este período pode ser mais longo.

Por isto, apesar de demorar cerca de cinco dias para que o Auxílio Emergencial seja aprovado, este prazo pode ser mais longo. Então, mesmo que o seu Auxílio ainda esteja em análise, tenha paciência e fique atento ao prazo de pagamento da Caixa Econômica Federal. Provavelmente, este atraso que está ocorrendo não só para a aprovação dos benefícios, mas também para o pagamento, deve-se ao grande volume de pessoas que solicitaram o auxílio.

Ainda, caso tenha dúvidas acerca do Auxílio Emergencial, é possível retirá-las utilizando o telefone disponibilizado pela Caixa: o número 111. É importante mencionar que este telefone serve apenas para retirar dúvidas, visto que por meio dele não pode-se fazer o cadastro. É provável, porém, que esta linha esteja um pouco congestionada.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *