O Que é Endosso do Seguro?

No que se trata de endosso, estamos acostumados a lidar com este conceito quando aplicado aos cheques e outras ordens de pagamentos. Quando se endossa um cheque, mediante assinatura no verso e escrita do nome do próximo beneficiário, se transfere a propriedade daquele documento. Assim, outra pessoa pode deposita-lo ou compensa-lo. O endosso também é possível de ser feito no caso de seguros, apesar desse processo não ser tão popular quanto o endosso de cheques.

O documento de endosso dos seguros têm como objetivo alterar ou transferir os dados do contrato, e quaisquer modificações feitas nas condições do seguro geram endosso. Os motivos mais comuns para que sejam realizados endossos nas apólices são mudança de endereço, substituição de veículos, inclusão ou exclusão de cláusulas, transferência do seguro, etc.

O endosso é um método de transferir a propriedade de um título, como ocorre com os cheques. Quando endossamos uma ordem de pagamento, um outro indivíduo será autorizado a receber o valor descrito na ordem. No caso do endosso de seguros, eles são documentos gerados sempre que ocorrem alterações nas condições de um contrato se seguro. Assim, o endosso dos seguros têm como objetivo alterar, modificar ou transferir dados das apólices.

Endosso de Seguros

Quando alterações nos contratos de seguro são feitas, e consequentemente são realizados os endossos, o risco também muda. O seguro e a sua indenização são elaborados de acordo com o risco ao qual o segurado está exposto. Com essa mudança, pode-se haver diminuição ou aumento do risco, o que ocasiona mudança do valor do prêmio pago mensalmente, anualmente ou periodicamente.

A mudança de veículo pode ocasionar endosso do seguro

O endosso de seguros automotivos pode ser feito, por exemplo, quando há mudança de veículo, como mostrado acima.

Abaixo iremos expor alguns dos motivos mais comuns para que sejam realizados endossos dos seguros, confira.

Troca de veículo: Em seguros para carros, a troca de veículo deve ser comunicada à seguradora. Assim, o risco da apólice varia de acordo com o modelo, ano e marca do veículo, gerando um bônus ou uma cobrança extra para compensar a diferença entre os automóveis segurados. Esta é a causa mais comum de endossos.

Mudança de endereço: Em seguros de vida, casa ou veículos, a mudança de endereço altera o risco, de acordo com a área que o segurado agora mora.

Inclusão de cláusulas de coberturas: Esta alteração é feita quando o indivíduo escolhe adicionar coberturas extras no seu contrato. Por exemplo, em seguros para casa, é possível obter coberturas para incêndios, furtos, desabamentos, etc.

Mudança de local de circulação: A mudança de local de circulação se refere à mudança de emprego, ou algo semelhante. Isso afeta o contrato de seguro pois caso o local de circulação do segurado, indivíduo ou veículo, seja mais perigos, o risco aumenta.

É necessário mencionar que todas as mudanças na vida no segurado, caso seja um contrato que cubra um indivíduo, devem ser reportadas à seguradora. Por exemplo, caso você mude de emprego, e o seu carro agora fica estacionado em outra área da cidade e ele sofra algum dano, a seguradora irá questionar porquê esta mudança não foi reportada. Isso pode, até mesmo, causar a não-cobertura do seguro.

As empresas de seguro podem entender estas omissões de alterações, mesmo que não intencionais, como fraude. Devido a isto, sempre se atente às mudanças que possam ser passíveis de endosso.

Contratar outro seguro ou realizar o endosso?

Comumente, quando o indivíduo deseja realizar uma alteração do contrato de seguro, como a inclusão de cláusulas, pode-se considerar em simplesmente contratar outro seguro. Porém, recomenda-se que o seguro seja substituído por outro caso o indivíduos tenha interesse em trocar de seguradora, optando por outra empresa que atenda melhor às suas expectativas.

Também é recomendado que se analise como as alterações no contrato irão afetar o preço pago pelo seguro. Ou seja, o prêmio. Caso o valor aumente mais do que deseja, procure por outra seguradora. Ademais, caso deseje alterar muitas cláusulas, talvez seja mais plausível negociar um outro contrato.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *