Como Atualizar um Boleto Vencido em Cada Banco?

O boleto é um dos métodos de pagamento mais populares, principalmente em comércios online. Por isto, todos os anos são pagos, aproximadamente, 4 milhões de boletos no Brasil. Porém, muitos destes documentos vencem, devido à diversas situações, e precisam ser atualizados. Um indivíduo, por exemplo, pode esquecer de realizar o pagamento na data correta, gerando certos transtornos para ele, pois será preciso renovar o documento para que ele seja quitado.

Em alguns bancos, os correntistas não precisam atualizar os boletos referentes a estes, apenas pagá-lo normalmente. Entretanto, o restante dos indivíduos, que não são correntistas, devem realizar o procedimento de atualização,  já com o cálculo de juros e multas, que incidem sobre o atraso do boleto. Cada banco possui o seu método de atualização que, atualmente, pode ser feito online.

Por exemplo, para que seja emitida a 2ª via e realizada a atualização de boleto de cobrança emitido pelo Banco do Brasil, pode-se informar a linha digitável do boleto ou o número do banco, assim como o CPF ou CNPJ do pagador, na página destinada a este fim. Depois, basta selecionar “Confirmar”, e o boleto registrado será atualizado. Abaixo, saiba como fazer este procedimento nos principais bancos.

Como atualizar boletos?

Quando um boleto vence, é necessário atualizá-lo, para que ele se torne pagável nos bancos novamente. Os boletos vencidos possuem a incidência de juros de mora, pagados pelo atraso do pagamento. Alguns também podem possuir a cobrança de multas pelo pagador ter descumprido com o pagamento no tempo determinado. A multa determinada pelo boleto não pode ultrapassar 2% do valor deste, enquanto os juros devem representar, no máximo, 1% do valor do documento.

Para realizar o cálculo dos juros, multas e, assim, obter o boleto atualizado, muitos bancos proporcionam aos interessados neste processo uma página online para este fim. Desta forma, a atualização do documento torna-se mais rápida e prática. Confira abaixo como fazê-la nos principais bancos do Brasil.

Saiba como atualizar um boleto.

Comumente, para atualizar um boleto será necessário informar a Linha Digitável do documento, como pode-se ver acima na página do Bradesco.

Bradesco

Na página do Bradesco, pode-se consultar boletos registrados pelo banco e, se ele já está vencido, é possível atualizar os encargos e pagar no mesmo dia. Na parte meridional do site, selecione o a emissão de acordo com a pesquisa que deseja, seja pelo nosso número, CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador ou pela linha digitável.

Após realizar a escolha, clique nesta e faça a autenticação que pede-se, digitando no espaço abaixo o conteúdo visualizado na imagem disponibilizada. Insira todos os dados requisitados. É possível emitir o boleto e pagá-lo pelo Internet Banking, Bradesco Celular, Fone Fácil, nas Máquinas de Autoatendimento ou Agências Bradesco. Ainda, os boletos vencidos serão atualizados para que sejam pagos apenas na data de emissão.

Itaú

Primeiro, verifique se o código impresso no boleto corresponde ao código do Banco Itaú, que é 341. Depois, na página de atualização de boletos do Banco Itaú, digite a barra numérica do código de barras ou os dados de Código Beneficiário e Nosso número no primeiro espaço destinado a tal, apenas os números, sem espaços, pontos ou barras. Opte pelo banco Itaú ou Unibanco.

No espaço abaixo, insira o CPF ou CNPJ do pagador do boleto. Clique no espaço para que seja feita a autenticação do usuário e selecione “Próximo”. É importante mencionar que os boletos de renegociação de crédito são válidos até a data acordada entre o cliente e o Itaú. Depois do vencimento destes, deve-se entrar em contato com a instituição.

Caixa Econômica Federal

Na página da Caixa, escolha a opção que deseja para a atualização. Por exemplo, pode-se optar por boletos de contratos da Caixa, referentes às parcelas de seu financiamento, do FIES, cartão de crédito da Caixa, dentre muitos outros. A forma mais fácil disponibilizada pela Caixa é a do Boleto Expresso, cuja a emissão depende da autorização prévia do emissor e do registro no banco.

Para o Boleto Expresso, insira o Código do Beneficiário, Nosso Número ou a Representação Numérica. Ainda, digite o conteúdo da mostrado na imagem para que seja feita a autenticação da operação.

Caso nenhum dos bancos citados acima não sejam os seus, para realizar a atualização do seu boleto basta seguir o mesmo procedimento. Procure por “Atualização de boleto” na página principal da instituição na qual deseja realizar esta operação. Comumente, esta é uma página de fácil acesso.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *