O que é a Distribuição de Resultados do FGTS? Como receber?

O FGTS é bem conhecido por todos os trabalhadores. Trata-se de um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço a que todo trabalhador da iniciativa privada tem direito e foi criado par que o trabalhador tenha uma proteção financeira em caso de demissão sem justa causa.

Esta é uma das obrigações legais da empresa que, todo mês, além do salário pago ao trabalhador pelos serviços prestados, também recolhe 8% o ordenado para o fundo. Seu saldo do FGTS é, então, o total desses depósitos acrescidos de juros.

O FGTS só é sacado quando o trabalhador é demitido, se aposenta, a empresa fecha ou em situações especiais como aquisição da casa própria e de necessidades especiais relacionadas à saúde e doenças terminais. Porém, algumas medidas tomadas pelo governo recentemente, visando a melhora da economia, permitiram que o FGTS fosse sacado em contas inativas e também a Distribuição de Resultados, ou lucros.

Distribuição de Rendimentos do FGTS – Lei 13.446/17

Com base na Lei 13.446 de 2017, o Fundo de Garantia irá distribuir ao trabalhador metade do rendimento do fundo obtido no ano passado (2017), de acordo com o saldo em 31/12/2017.

Quem tinha saldo no FGTS no último dia do ano de 2017 terá, então, direito a um crédito de 1,72% sobre o saldo existente. O valor estará disponível na Caixa seguindo as mesmas regras do FGTS para saque e o primeiro passo para saber se você tem direito a receber valores sobre os rendimentos do FGTS, é fazendo uma consulta no site da Caixa.

Como consultar se tenho dinheiro a sacar?

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um site exclusivo para consulta destes rendimentos. Acesse www.resultadosfgts.caixa.gov.br para acessar.

Resultado Lucro FGTS saque

Página de consulta do Resultado dos Lucros do FGTS

Você precisa de uma senha para o FGTS, caso não tenha uma, é fácil cadastrar. Escolha a opção “Cadastrar ou Esqueceu a Senha” e depois em “Cadastrar Senha”. Você pode fazer pelo aplicativo do FGTS ou usando seu NIS (no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no próprio extrato do FGTS) e Título de Eleitor em mãos.

Além de saber se você tem direito a receber dinheiro da distribuição de lucros, através dessa página, também é possível cadastrar seu celular para receber notificações sobre o FGTS via mensagem.

Como efetuar o saque

Recentemente, tem circulado uma mensagem no whatsapp sobre a Distribuição de Renda do FGTS. Embora pareça suspeita, ela tem fundo de verdade mas com algumas imprecisões.

Quem trabalhou o ano passado (2017) com a carteira assinada dar uma olhada no saldo da Caixa Econômica, hoje dia 10/09 caiu valor referente a Distribuição de Renda referente a 2017. Você pode sacar direto boca do caixa. A mãe do amigo aqui do trabalho trabalha na caixa e falou que o governo está disponibilizando o saque de DISTRIBUIÇÃO DE RESULTADO.
É só ligar para 08007260207 na opção 1 e 2
E põe seu CPF, mês e ano que nasceu.
Esse saque só será realizado na boca do caixa.

A primeira imprecisão é que não se trata de Distribuição de Renda, mas Distribuição de Resultados e também não basta ter trabalhado em 2017, é preciso que sua conta de FGTS cumpra os critérios para saque.

De qualquer forma, ao ligar para o Atendimento ao Cidadão Caixa pelo número 0800 726 0207, poderá usar a opção 1, sobre Distribuição de Rendimentos e 2, para consultar seu saldo pelo CPF ou NIS. Por este telefone, terá todas as informações necessárias caso tenha crédito a ser resgatado.

Para efetuar o saque, as regras são as mesmas que o FGTS. Você precisa de ter o direito de saque e a documentação correta.

Valores iguais ou menores que R$ 1.500,00 podem ser efetuados em Lotéricas ou Caixa Aqui. Nas outras situações, somente é possível sacar em uma agência.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *