Pagar com NFC é Seguro?

Atualmente, o pagamento via tecnologia NFC (Near Field Communication), se tornou muito comum, otimizando os as transações financeiras de forma impressionante. Os aplicativos como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay agora são extremamente populares, e, qualquer um que os tenha em um smartphone, com seu cartão de crédito cadastrado, pode realizar pagamentos à distância. Ou seja, não é preciso mais sempre portar o seu cartão, apesar de que, também existem tais cartões com tal funcionalidade.

Para usar o NFC, basta aproximar o seu cartão ou smartphone a poucos centímetros da máquina de cartões, ou de outros aparelhos, e o pagamento será realizado. Não é necessário nenhum contato, o que é algo até mesmo mais higiênico. Porém, muitas pessoas ainda não estão tão familiarizadas com o NFC, e se questionam se este método de pagamento é realmente seguro.

Na verdade, é exatamente pela tecnologia NFC funcionar apenas em curtas distâncias que ela proporciona tanta seguranças. Para que um indivíduo capturar os dados da transação, ele tem que está igualmente perto do cartão, a centímetros. Além disto, nos aplicativos, para que o pagamento por aproximação seja realizado, o usuário precisa autorizá-lo por impressão digital ou código de acesso. Com os cartões que já possuem esta tecnologia, a senha também é requisitada. Ou seja, é completamente seguro pagar com NFC. Abaixo, saiba mais sobre.

NFC é seguro?

O pagamento por aproximação, também chamado de NFC, ainda não é tão conhecido pela população financeiramente ativa. Este é um método novo de pagamento, que pode até mesmo dispensar totalmente o contato com indivíduo com as máquinas de cartões. Os pagamentos por aproximação podem ser feitos utilizando os próprios cartões que possuem esta tecnologia, como os do Nubank, smartphones, pulseiras e relógios, dentre outros aparelhos. Nos smartphones, o indivíduo terá que instalar algum aplicativo que proporcione esta função, como o Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay.

Como dito, o NFC funciona por aproximação, então será preciso que o indivíduo que irá realizar o pagamento aproxime o objeto escolhido, com tecnologia NFC, apenas alguns centímetros da máquina de cartões ou aparelho que irá realmente efetivar a transação. Para valores baixos, em alguns cartões, como o Nubank, a senha não é exigida. Mas, para a maioria das transações, será preciso que o usuário autorize a transação diretamente no smartphone, por meio da confirmação por impressão digital ou senha. Ainda, no caso dos cartões, o indivíduo pode ter que inserir a senha na própria máquina de cartões.

Como pode-se perceber, a tecnologia NFC proporciona a realização rápida de transação. Mas, muitos se questionam se esta é uma tecnologia segura, que previne fraudes. E, sim, o NFC é seguro. Como mencionado, o NFC funciona por aproximação, a distâncias curtas. Ou seja, para que os dados de um indivíduo sejam roubados durante uma transação, será preciso que o criminoso também esteja extremamente próximo do usuário, a apenas alguns centímetros.

Pagamento por NFC

Os pagamentos por NFC são completamente seguros, e podem ser realizados facilmente.

Além disto, o NFC exige o uso das senhas e confirmações por meio da digital. Caso use o smartphone, o indivíduo terá que autorizar a transação por meio da sua digital ou inserindo uma senha no próprio aparelho. E, se for usado um cartão com tecnologia NFC, também será necessária a inserção de senha na máquina de cartões. Ou seja, para usar o NFC, não é preciso apenas realizar a aproximação, mas também a autorização da transação.

Ainda, o pagamento por NFC é concluído apenas depois da validação, que atribui uma assinatura digital exclusiva para cada transação de pagamento, fazendo com que os dados do cartão de crédito ou débito não possam ser transferidos durante uma operação.

Para tornar a sua operação ainda mais segura, sempre atualize os seus aplicativos de pagamento, para que tenha acesso à novos recursos de segurança. E, também, após ter usado o app para realizar os seus pagamentos, o encerre, para limitar o tempo de exposição dos seus dados.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *