Qual É o Banco Com o Melhor Aplicativo Para Celular?

Conheça os aplicativos para celular e tablet dos principais bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Veja também a opinião dos usuários sobre os apps.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Hoje em dia ninguém precisa sair de casa para utilizar os serviços bancários. Com a popularização dos smartphones, o uso de aplicativos para fazer transações financeiras se tornou muito comum entre os brasileiros, obrigando os bancos a investirem mais nesse setor.

Na hora de escolher um banco para ter conta corrente, a funcionalidade do aplicativo para dispositivos móveis pode ser tão importante quanto a disponibilidade de agência e o serviço de atendimento dos funcionários, uma vez que, para muitos clientes o app será bem mais utilizado.

Para facilitar a sua escolha, comparamos os aplicativos de 5 grandes bancos brasileiros: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Você poderá ver os serviços disponíveis nos aplicativos bem como a opinião de outros usuários sobre os programas.

Aplicativo Bradesco

O Aplicativo Bradesco está disponível para Android, iPhone, iPad, Blackberry e Windows Phone. Após a instalação, o usuário pode utilizá-lo para fazer diversas transações como: transferências, pagamentos com leitor de código de barras, recarga de celulares, contratação de empréstimos, consulta de saldo e extrato, transferências e vários outros serviços. Veja alguns diferenciais:

  • Possibilidade de depósito de cheques pelo smartphone ou tablet, sem a necessidade de ir até agência (para usar o serviço é necessário conversar antes com o seu gerente Bradesco);
  • Serviço de Token no celular com emissão de chaves de segurança sempre que você precisar para validar transações feitas por meios eletrônicos de forma mais rápida;
  • Com a opção de video-atendimento, é possível conversar com especialistas em finanças usando a ferramenta de videoconferência (serviço disponíveis para clientes da Agência Bradesco Digital);
  • O cliente também tem a opção de habilitar o leitor de impressão digital para acessar a conta sem usar a senha de 4 dígitos cada entrada.

Esses serviços tornam o aplicativo bastante seguro e também prático. Observe nas imagens o design do aplicativo e algumas das ferramentas que podem ser instaladas pelo usuário:

Avaliação

Para fins de comparação, fizemos um levantamento das informações adicionadas pelos usuários no Google Play. Com 229,252 avaliações, o app do Bradesco tem grande maioria dos usuários satisfeitos. São 146.083 notas máximas (5 estrelas) contra somente 14.578 opiniões negativas (1 estrela). De modo geral, os clientes afirmam que o aplicativo é bastante útil, prático e fácil de usar. Observamos que alguns usuários se queixam da ausência de opções para consulta do limite do cartão de crédito. Existem também várias reclamações quanto a travamentos após atualizações (o que pode acontecer com qualquer aplicativo, dependendo do aparelho e da versão do Android utilizada).

Veja algumas opiniões que consideramos relevantes:

  • “Gostaria que desse para saber quanto ainda tem de limite no crédito”;
  • “Muito bom, completo e atualizado, conforme as tendências do segmento”;
  • “Função do cartão de crédito muito limitada, mas é um bom app”;
  • “Vocês podiam colocar a opção de visualizar o comprovante salarial”;
  • “Só falta a opção de tirar dinheiro direto do celular”.

Aplicativo Banco do Brasil

O aplicativo do Banco do Brasil passou por reformulações para ficar mais intuitivo e completo. Desde então, as opiniões dos usuários são, de modo geral, positivas. Assim como o internet banking do BB, o app inclui diferentes tipos de serviços como pagamentos com leitor de código de barras, transferências, solicitação de crédito, investimentos e consultas. A página inicial do aplicativo traz o saldo atual da conta corrente e os lançamentos futuros, bem como as principais transações disponíveis e contatos recentes. Assim, o cliente tem fácil acesso a esses recursos, que são normalmente os mais utilizados.

Com relação aos serviços oferecidos, destacamos como diferenciais:

  • Consulta de todos os limites de crédito (BomPraVocê, cartão de crédito e cheque especial) com possibilidade de transferência entre eles para aumentar aquele que o cliente mais utiliza;
  • Consulta aos limites de saque, transferência e pagamento, permitindo também que o usuário faça alterações conforme seu perfil de utilização;
  • Lista de contatos, facilitando as transferências e outras formas de contato com clientes do banco.

Com a disponibilidade desses serviços, o cliente só precisa procurar um agência bancária em raras ocasiões ou para realizar saques. Veja nas imagens a aparência do app BB e suas principais funcionalidades:

Avaliação

Como usuária frequente do aplicativo do Banco do Brasil, não posso deixar de emitir minha opinião pessoal. Desde as últimas mudanças, o app se tornou muito intuitivo e prático. Gosto muito, exceto pelo fato de que o leitor de código de barras não funciona mais no meu smartphone. A opinião dos outros usuários, em média, se assemelha à minha. Das 231.972 avaliações, 152.053 dão nota máxima para o aplicativo, enquanto 13.204 marcaram apenas 1 estrela. Uma das principais queixas diz respeito a travamentos na hora de entrar no app. Alguns usuários também alegam que tiveram problemas para salvar seus comprovantes e fazer recargas no celular.

Veja algumas das avaliações deixadas na página do aplicativo Banco do Brasil no Google Play:

  • “Não possui opção de transferência da conta salário”;
  • “Às vezes dá um erro ao abrir, mas é de grande utilidade no dia a dia”;
  • “Baita app. Pena que o leitor de barras de PDF não funciona mais”;
  • “Melhor aplicativo de banco da Play Store. Atualmente está de parabéns”;
  • “Muito útil, completo e funciona muito bem”.

Nos casos de problemas, o Banco do Brasil oferece um Suporte Técnico com analistas especializados. O número é: 0800 729 0200.

Aplicativo Caixa Econômica

Assim como o aplicativo do Banco do Brasil, o aplicativo da Caixa Econômica passou por reformulações para atender melhor às necessidades dos usuários. Porém, as mudanças ainda não foram suficientes para agradar os clientes do banco. Em relação a outros apps de banco, o da Caixa possui um grande número de queixas e avaliação baixa. Os serviços oferecidos incluem o pagamento de contas, consulta a faturas e contratação de empréstimos.

Como diferenciais destacamos:

  • Realização de apostas na Mega-Sena pela aplicativo para correntistas da Caixa;
  • Acompanhamento de resultados da Loteria;
  • Simulações de financiamento sempre à mão, a qualquer momento;
  • Serviço de localização de telefones e canais de atendimento para resolução de problemas.

Esses serviços facilitam o cotidiano dos clientes, porém a principal queixa é a dificuldade nos acesso a transações e consultas pelo aplicativo. Veja nas imagens abaixo um pouco sobre o funcionamento do app:

Avaliação

No Google Play, o aplicativo da Caixa Econômica recebeu 160.314 avaliações de usuários. Dentre elas, 75.498 dão 5 estrelas para o app, enquanto 31.987 o avaliam com apenas 1 estrela. Isso mostra um nível razoável de insatisfação, que se concretiza na nota média do aplicativo: 3,6/5. Vários erros são apontados pelos usuários nas resenhas, com destaque para o “Erro na obtenção de parâmetros” que já foi mencionados diversas vezes. A última atualização foi feita em 2014 e, por isso, acreditamos que é hora do banco rever o funcionamento geral do aplicativo.

Observe algumas das opiniões emitidas pelos usuários:

  • “Faço quase todos os serviços bancário com este aplicativo”;
  • “Não está funcionando Não estou conseguindo acessar a conta!”;
  • “Ótimo. Agora com o leitor de código de barras funcionando ficou perfeito!”;
  • “Pior atendimento com o pior aplicativo. Isso me envergonha como brasileiro”;
  • “Não tem como mandar imprimir e nem como enviar um comprovante por e-mail”;
  • “Muitos erros! Muita frequência do erro de ‘obtenção de parâmetros'”.

Aplicativo Itaú

O aplicativo Itaú tem um grande número de usuários, com bom nível de satisfação. O aplicativo tem design simples, mas bem atraente, com ícones grandes que facilitam a realização de transações. Ele está disponível para aparelhos com sistema Android, iOS e Windows Phone, com download gratuito em todos eles – assim como os apps concorrentes. O download pode ser feito diretamente na loja do seu dispositivo móvel ou enviando um SMS com “APP ITAÚ” para o número 4828.

Alguns dos serviços oferecidos pelo banco no aplicativo são:

  • Transferências bancárias entre contas Itaú e outros bancos;
  • Pagamento de contas pelo celular com uso da câmera do celular como leitor de código de barras;
  • Recarga de celulares pré-pagos;
  • Consulta ao saldo e extrato da conta;
  • Uso do iToken para emitir chaves de acesso com maior praticidade.

Como você pode notar, não existem muitos serviços diferentes do demais bancos. Por isso, na hora de comparar os aplicativos o mais importante é verificar se eles de fato funcionam e se atendem as necessidades dos clientes. Observe as imagens com o serviços oferecidos pelo app Itaú Unibanco:

Avaliação

Como comentamos antes, a avaliação dos clientes do Itaú que usam o app é bem positiva. No Google Play foram contabilizadas 340.213 avaliações. 222.200 clientes deram 5 estrelas para o banco e 20.013 deram apenas 1 estrela. De todos os bancos analisados aqui, o Itaú é o que tem o maior número de usuários do aplicativo para smartphones e tablets. A principal reclamação dos usuários do Android são as falhas no app sempre que o sistema operacional é atualizado.

Veja algumas opiniões relevantes sobre o funcionamento do aplicativo:

  • “Atende todas as minhas necessidades. Muito prático e rápido. Perfeito!”;
  • “Depois da atualização várias funções não funcionam e travam”;
  • “Amei!!!! Muito útil não fico mais em filas pra pagar faturas e boletos amei”;
  • “O app parou de funcionar depois da atualização do Android 6.0”;
  • “Bom. Só deveria ter mais uma opção de trabalho com cheque”.

Aplicativo Santander

Por fim, mas não menos importante, trataremos do aplicativo do Santander. O banco oferece dois aplicativos principais: um para pessoa física e outro para pessoa jurídica. Porém, avaliaremos somente o Minha Conta PF, por ser mais abrangente. Ele foi atualizado pela última vez em setembro de 2015, passando a oferecer novas funcionalidades bem interessantes.

Dentre as novidades oferecidas pelo banco estão:

  • O acesso simplificado com uso apenas do CPF e senha;
  • Visão consolidada de contas correntes, cartões de crédito, investimentos e empréstimos;
  • Consulta de saldo e extrato dos últimos 60 dias;
  • Consulta aos aos lançamentos futuros (próximos 7 dias);
  • Envio de comprovantes por e-mail e Whatsapp.

Além desses serviços, o Santander também oferece:

  • Pagamento de boletos, contas e faturas usando a câmera do celular como leitor de código de barras;
  • Transferências entre contas do Santander, bem como via DOC e TED;
  • Consulta às faturas de cartões de crédito dos últimos 12 meses;
  • Cadastro para envio de fatura por e-mail;
  • Parcelamento da fatura do cartão (com cobrança de encargos);
  • Recarga de celular com possibilidade de agendamento;
  • Investimentos na poupança e CDB;
  • Contratação de empréstimos.

Nas imagens você pode observar melhor como são feito esses e outros serviços pela aplicativo:

Avaliação

Agora vamos para a avaliação dos clientes. Dentre os bancos analisados, o Santander é o que tem o menor número de usuários do aplicativo (sistema Androide). Isso é importante para que as queixas e opiniões sejam ponderadas em relação a menor quantidade de clientes. Do total de 59.072 avaliações, 27.884 consideram o aplicativo 5 estrelas e 9.005 deram apenas 1 estrela. Vários usuários elogiam as constantes mudanças para melhoria do app. No entanto, existem também algumas queixas com relação a travamentos e instabilidades após a atualizações.

Para ter um panorama geral, veja algumas opiniões úteis:

  • “Demais! Sempre melhorando o aplicativo, muito bom, parabéns”;
  • “Mudando minha avaliação de 5 para 1 A app ficou muito instável. Trava muito”;
  • “Fraquinho!!! Não carrega a foto do perfil diretamente da minha galeria, não chega nem nos pés do app do banco do brasil”;
  • “Depois da última atualização não consigo mais acessar”;
  • “Não tem suporte pra não correntistas. Não é possível ver a fatura”;
  • “Agora funcionou Antes colocava meu CPF e não dava nada, mas agora está funcionado. Ótimo app!”.

Observamos ainda que as respostas do banco para as queixas são mais frequentes que nas páginas dos demais aplicativos. Mesmo com algumas reclamações, este pode ser um diferencial na hora de usar o app do Santander.

Conclusão

Nosso objetivo aqui não é chegar a uma resposta definitiva sobre o melhor aplicativo, mas sim mostrar as principais características de todos eles e a opinião dos usuários. Em relação aos serviços oferecidos não existem diferenças gritantes entre os principais bancos. Assim, fica difícil dizer qual é o app com maior número de funcionalidades. Também é importante ressaltar que os benefícios vão depender do uso que cada cliente faz.

Para quem procura um número maior de transações, como investimentos e consultas ao cartão de crédito, alguns aplicativos podem deixar a desejar. Por isso, é importante que você use todas as informações contidas aqui para chegar às suas próprias conclusões. Afinal, nenhuma opinião é mais importante que a sua quando o assunto é o seu banco e as sua vida financeira.

  1. charles

    Obrigado pelas informações. Muito úteis, parabéns pelo trabalho!

  2. Wagner

    Gostaria de saber. Usado os app do banco no celular. Paga alguma Tarifa. Agradecer atenção WG

  3. Mouglas

    O aplicativo do Itaú era bom, mas depois dessa última atualização, simplesmente n funciona mais no meu aparelho, estando com a versão mais atual do Android. Entrei em contado com o suporte técnico, mas n consegui resolver nada, resumindo vou ter que mudar de banco já que as taxas são mais altas e a única coisa que prestava era o aplicativo, agora nem este funciona mais.

  4. Brasilino

    Brasilno
    O banco Itaú, assim como os outros bancos, deveriam ter a função (Depósito em Cheques ), como o Bradesco, faria toda e diferença, ainda mais agora, por conta da greve.

  5. Rogerio

    A reportagem falhou em desconsiderar o 2º sistema operacional movel do mercado brasileiro: o windows phone. No app do Itaú que uso, há falhas que se arrastam por anos: nao tem iToken e os serviços são falhos e instáveis.

  6. RONALDO

    Muito boa matéria!!!
    É sempre ter todas as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp