CAIXA ou Banco do Brasil: Qual banco público escolher para abrir uma conta?

Tempos atrás, postamos aqui no blog a preferência dos correntistas pelos bancos públicos. Segundo milhares de entrevistados, os bancos públicos estão no topo da lista entre os bancos de melhor custo benefício. São vários os fatores que devem ser avaliados para escolher entre um banco público ou um banco privado. E se você prefere os bancos públicos, veja aqui um pequeno comparativo entre os dois maiores bancos públicos do Brasil: CAIXA Econômica Federal e Banco do Brasil. Veja qual dos dois é o melhor para você abrir uma conta corrente.

Primeiro, vamos falar da importância de se ter uma conta em algum banco. A conta corrente facilita alguns recebimentos e pode até ser usada para receber o salário, caso a empresa não abra uma conta salário para os funcionários. É bem mais seguro deixar o dinheiro no banco do que ficar com ele em casa ou na carteira. Para a movimentação, pode-se usar um cartão nos caixas eletrônicos ou um cartão de débito para fazer compras.

Além disso, abrindo uma conta corrente, você tem acesso a outros serviços do banco, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, etc.

Vantagens dos Bancos Públicos

Agora falaremos das vantagens compartilhadas pelos dois bancos, CAIXA e Banco do Brasil. Ambos são bancos federais, ou seja, administrados pelo Governo. As taxas de juros dos dois bancos são as menores do mercado brasileiro. Então, se você pensa em solicitar um empréstimo ou utilizar o cartão de crédito, é melhor optar por um dos dois bancos públicos. E mesmo que um empréstimo não esteja nos planos, ele pode se tornar necessário em algum momento da vida. Por isso é sempre bom pensar nas taxas de juros.

Outra vantagem compartilhada pelos dois bancos é que é mais difícil um banco público falir do que um banco privado. Então, é menos arriscado abrir uma conta em um desses dois bancos.

O atendimento nos dois bancos é bem parecido, com a vantagem de serem dois gigantes do setor. Isso assegura uma agência ou um caixa eletrônico sempre que precisar. São milhares espalhadas pelo Brasil.

Os dois bancos também possuem excelentes aplicativos mobile e internet banking de qualidade, que estão sempre em bom funcionamento. Isso evita que você enfrente filas nas agências, pois muitas coisas podem ser resolvidas em casa mesmo.

No Banco do Brasil e CAIXA Econômica, os pacotes de serviços também são mais baratos que nos outros bancos. Isso oferece aos clientes um melhor custo benefício.

Banco do Brasil ou CAIXA? Qual escolher?

Banco do Brasil ou CAIXA? Qual escolher?

Desvantagens dos Bancos Públicos

Como tudo na vida, existem também algumas desvantagens compartilhadas pelos dois bancos federais aqui citados. O limite de crédito reduzido é uma delas. Por um lado, isso é até bom, se você não tem muito controle dos seus gastos. Mas se é uma pessoa que administra bem o dinheiro e precisa de um empréstimo, pode ser frustrante não ter o limite desejado.

Esses bancos também costumam ser mais burocráticos. As exigências para abrir uma conta, solicitar um empréstimo ou um cartão de crédito são bem maiores do que nos bancos privados.

Outra desvantagem são as filas enormes que se formam nos bancos públicos. Como são de preferência da maioria dos correntistas e, além disso, prestam diversos outros serviços aos cidadãos, eles ficam sempre cheios.

Comparativo Entre Banco do Brasil e CAIXA

Agora que você já sabe das vantagens e desvantagens que os dois bancos compartilham, veremos as vantagens e desvantagens de cada um separadamente:

Banco do Brasil

Logo Banco do BrasilAs taxas de juros dos empréstimos pessoais e financiamentos de veículos do Banco do Brasil são menores que as da CAIXA, além de ter limites maiores. Essa vantagem se estende também aos cartões de crédito, considerados os melhores do país.

Para os empresários, o Banco do Brasil também é mais vantajoso que a CAIXA, pois tem melhores condições e serviços financeiros a preços mais justos.

A desvantagem é que o Banco do Brasil quase sempre fica mais cheio que as agências da CAIXA e o atendimento muitas vezes deixa a desejar, principalmente quando o cliente tem dúvidas.

CAIXA Econômica Federal

Pra quem deseja financiar um imóvel, a CAIXA é o banco mais indicado. Tem as menores taxas do mercado e muitas facilidades para adquirir a casa própria. A Caixa é também é muito reconhecida pela Caderneta de Poupança, mas esta segue as mesmas regras em todas as instituições.

O atendimento da Caixa é bom e quase sempre os funcionários são bem informados. Além disso, é uma dos bancos que mais tem caixas eletrônicos pelas ruas e opera junto às Casas Lotéricas.

A desvantagem está mesmo na comparação dos juros para empréstimos menores. Enquanto o BB tem as menores taxas do mercado, a Caixa quase se equipara aos bancos privados.

Conclusão

É difícil dar um veredito após as comparações, pois cada um prioriza um tipo de vantagem. Visto que os bancos públicos têm algumas vantagens em cima dos bancos privados, é indicado que se abra uma conta em cada um dos ois bancos, para aproveitar as vantagens de cada um.

Caso isso não seja possível, avalie os pontos positivos e negativos de cada um deles e coloque na balança.

[/caption]

Comentários
  1. Léo
    • Flávio
  2. sophia
  3. Sam
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *