Qual é o horário de funcionamento dos bancos?

Ainda bem que hoje em dia não precisamos tanto das agências bancárias. Afinal, o horário de funcionamento delas é bem restrito. Diferentemente do comércio em geral, que funciona oito horas por dias, os bancos ficam abertos, de um modo geral, durante apenas cinco horas. Na prática, quem precisa ir até uma agência acaba tendo que se planejar melhor.

Primeiramente, é preciso entender por que os bancos ficam abertos durante um período tão curto do dia. A regulamentação do horário de funcionamento vem do Banco Central e traz algumas exigências para os bancos. No entanto, o Bacen entende que existem vários serviços bancários que precisam ser realizados com as portas fechadas.

Quem trabalha em um banco sabe que não existe uma grande diferença entre o horário feito lá e em outros estabelecimentos comerciais. O funcionário quase sempre chega 1 horas da hora de abertura do banco e continua trabalhando até 2 horas depois do fechamento, o que dá, no total, 8 horas de trabalho diárias.

Horário de funcionamento dos bancos

Os bancos podem decidir o horário em que funcionarão, porém seguindo as exigências do Banco Central. De acordo com a lei brasileira, o horário de funcionamento deve ser o seguinte:

  • de 10h às 16h nas capitais;
  • de 11h às 16h nas cidades do interior.

O Bacen exige que os bancos fiquem abertos durante 5 horas ininterruptas durante o dia, com atendimento obrigatório de 12h às 15h. Esse atendimento obrigatório se destina a algumas situações especiais, como em dias que antecedem datas festivas, na quarta-feira de cinzas ou em períodos de crise energética, por exemplo.

Em cidades onde há apenas uma agência de banco múltiplos com carteira comercial (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica e etc), ela não é obrigada a cumprir os horários de funcionamento estabelecidos pelo Banco Central – o que explica porque a agência da cidade onde os meus moram fica fechada para almoço, algo que sempre me intrigou.

Conheça os horários de funcionamento das agências bancárias

Conheça os horários de funcionamento das agências bancárias

Dias em que os bancos não abrem

Os bancos devem funcionar de 2ª a 6ª feira. Nenhuma agência precisa abrir aos sábados, nem aos domingos e feriados. Ainda segundo o Banco Central, os dias em que os bancos não podem abrir são os seguintes:

  • sábados, domingos e feriados;
  • segunda-feira e terça-feira de carnaval;
  • dia de Corpus Christi;
  • dia 2 de novembro;
  • último dia útil do ano.

Os feriados municipais, estaduais e feriados são decididos conforme as suas respectivas leis. Assim, é preciso saber quais são os feriados que acontecem em sua cidade. Existem ainda os momentos de greve, em que as agências podem ficar fechadas durante longos períodos.

O que fazer quando a agência está fechada?

A solução para quem precisa fazer um serviço e não encontrou a agência aberta é ir até uma casa lotérica, que oferece vários serviços, principalmente para clientes da Caixa. Os clientes do Banco do Brasil também podem contar com os serviços do Banco Postal nas agências dos Correios. Dependendo de qual é a transação, você ainda pode recorrer aos caixas eletrônicos e internet banking. Os saques podem ser realizados nos terminais da rede Banco24Horas. Alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados, aceitam o pagamento de contas e boletos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *